sexta-feira, 7 de abril de 2023

Foguete de água - pesquisas e início do projeto

O foguete de água age em um conjunto de 4 elementos (base, bomba de ar, foguete e paraquedas) que requerem uma pesquisa para que possa haver eficiência ao fim do projeto. As pesquisas foram realizadas em conjunto pelos integrantes do grupo e os protótipos foram realizados pelo integrante Eduardo. A seguir as pesquisas realizadas até o momento:

- Base: com o protótipo realizado pelo grupo, a sua função é fornecer suporte para  a estabilidade do foguete enquanto recebe ar para o lançamento e para que o foguete fique posicionado a 90°. Materiais: “Te” de cano PVC 3/4, cano PVC 3/4, parafusos, objeto cortante, canos de esgoto de uma polegada, EVA De 1cm de espessura, arame, objeto para furar os canos, pedaço de madeira, fio barbante, mangueira de compressor, rolha de vinho. Modo de fazer: encaixe o cano PVC ¾ no “te”, aparafuse o “te" no pedaço de madeira. Coloque o EVA em volta do cano PVC em seguida coloque o cano de esgoto por cima com um centímetro de distância da boca do cano PVC, aparafuse-os. Faça dois furos paralelamente para se passar o arame até atravessar o cano de esgoto. Pegue o arame e entorte até ficar no formato exato do buraco, onde será colocada a rolha e o pescoço da garrafa. Amarre o barbante no arame. Passe a mangueira de compressor por dentro do "te" do cano PVC até que saia por cima coloque em um buraco de uma rolha furada ao meio por uma broca de 10 mm . Para fixar base depende de qual será o terreno, se for de grama pode usar vergalhões invertidos, em terrenos cimentados use uma peça de madeira pesada.

- Bomba de ar: fundamental para o lançamento do foguete a partir da compressão de ar na garrafa que gera o impulso. A que será usada pelo grupo é da marca Zênite e possui 62cm de altura e 24cm de largura, com mangueira de 72cm, sendo necessário o prolongamento da bombinha para que haja uma distância segura de 3m entre o lançador e o foguete;

- Foguete: materiais: água, garrafa de 600ml com o corpo mais aerodinâmico possível, plástico com um corpo resistente de mais que 3mm de espessura, objeto cortante, fita isolante, dois elásticos tamanho médio, super bonder e bicarbonato de sódio. Modo de fazer: corte uma das garrafas na região do seu pescoço, em seguida a garrafa que está inteira será usada como o corpo do foguete, pegue o plástico rígido de espessura no mínimo 3 mm corte usando objeto cortante com 6 cm de base maior e 2 cm de base menor se assemelhando a um paralelogramo de altura do lado esquerdo 6 cm e altura do lado esquerdo de 2 cm ligando a ponta de 2 cm com a outra ponta de 2cm , repetindo esse ato quatro vezes. Em seguida cole o super Bonder e bicarbonato de sódio com a cola quente. Colando as aletas em 90 graus de distância em relação ao centro da circunferência da garrafa. Agora pegue o elástico, cole em uma lateral da garrafa e passe pelo bico da garrafa cortada, coloque o bico em cima da traseira da garrafa inteira, com o resto do plástico de 3 mm corte uma espécie de pequena a letra em cima de uma pequena base, que será o gatilho. Pegue o elástico que passou pelo bico da garrafa cortada coloque o no gatilho e coloque um elástico que passe pela garrafinha inteira segurando o gatilho para que não se solte. 

- Paraquedas: a realização do protótipo do paraquedas ainda não foi concluída, pois ainda está em fase de pesquisas para que se adeque ao peso e suporte no foguete para a melhor eficiência. O plano do grupo até o momento é utilizar uma circunferência de cerca de 25cm a partir de um saco para lixo de 50L, fazendo 8 furos distribuídos nas bordas, onde são inseridos 8 fios de barbante que tenha 2 vezes o tamanho do raio da circunferência. Para ficar preso ao foguete, o paraquedas deve ser dobrado 4 vezes e amarrado com os próprios fios ao foguete, de maneira que fique fixo para um pouso lento e eficiente.

Imagens dos protótipos realizados:
Base com válvula de segurança
Foguete com gatilho do paraquedas, ainda sem paraquedas e bico

Em relação aos gastos com o projeto: a maioria dos materiais foram a partir de reutilização de recursos já possuídos, porém foi necessária a compra do bico de borracha (R$5) e da bomba de ar (R$78). Devido a espera de chegada desses materiais, ainda não foi possível realizar o lançamento do foguete.

Fontes de pesquisa: 
https://docplayer.com.br/32000191-Vii-mostra-brasileira-de-foguetes-instrucoes-gerais.html
https://youtu.be/tuaycWSSfKM
https://youtu.be/h6PhTrm2LcY
https://youtu.be/iD-6c0NpORE
https://www.google.com/amp/s/m.educador.brasilescola.uol.com.br/amp/estrategias-ensino/foguete-Agua.htm
https://www.dropbox.com/s/hnjhb0epqlk76zl/Projeto_Foguete.pdf?m