Na data de hoje, 24 de outubro de 2022, realizamos a montagem da ponte de macarrão em sala de aula. Nosso grupo conseguiu concluir a montagem em cerca de 20 minutos, deixando mais 20 minutos para a secagem e o resultado rápido só pode ser obtido depois da realização de diversos testes anteriores ao longo do ano, em que pudemos observar o melhor método de construção, diferenças entre o macarrão sem ovos (gruda mais facilmente) e o com ovos (mais maleável), a utilização do pó de amido oriundo do macarrão quando lixado e a divisão de tarefas entre os integrantes.
Para a montagem da ponte utilizamos 37 filetes de macarrão lixados nas pontas, saliva, cola branca, lixa, pó de amido (do próprio macarrão fornecido pelo professor) que ajudou a ligar as estruturas de macarrão, dois pincéis, desenho de referência para o modelo e livros para abanar a ponte de forma a acelerar a secagem. Como já foi mencionado, a divisão de tarefas foi fundamental para a eficiência do processo, no qual duas alunas lixavam o macarrão enquanto o outro integrante do grupo colava a base, com os filetes lixados a montagem e colagem foi prosseguida em conjunto.
Nossa ponte resultou em 16 gramas e sustentou 60 gramas, o que é 3,75 vezes o seu peso. Levando em conta resultados de competições anteriores, nossa ponte não demonstrou muito suporte de força, assim, verificamos que o modelo ideal apresentaria treliças pequenas.