Até o momento (25/08/2022) o grupo realizou uma série de testes em busca de aprimorar a realização do trabalho final em outubro. São eles:
- Testes com filetes de macarrão de 10 centímetros nos quais foi avaliada a resistência ao serem colocadas moedas de 50 centavos como peso. Realizamos 5 testes com filetes de macarrão com ovos, número 8, medindo 10 cm, nos quais verificamos que 1 filete sustenta 7 moedas, 2 filetes unidos por cola branca sustentam 11 moedas, 2 filetes unidos por saliva sustentam 6 moedas, 3 filetes unidos por cola branca sustentam 13 moedas e 3 filetes unidos por saliva sustentam 8 moedas. Também foram realizados mais 5 testes com filetes de macarrão sem ovos, número 8, medindo 10 cm, e verificamos que 1 filete sustenta 9 moedas, 2 filetes unidos por cola branca sustentam 8 moedas, 2 filetes unidos por saliva sustentam 15 moedas, 3 filetes unidos por cola branca sustentam 9 moedas e 3 filetes unidos por saliva sustentam 14 moedas. Os testes foram registrados no blog com imagens e maiores detalhes em junho;
- Montagem da lateral da ponte no colégio. Em junho realizamos a construção de uma lateral da ponte de macarrão durante a aula de Física em 40 minutos e para isso utilizamos filetes de macarrão e cola branca fornecidos pelo professor. Como já havíamos testado diferentes maneiras de unir os macarrões em casa, foi possível concluir a montagem com sucesso, de forma que foi realizada em cerca de 30 minutos para que sobrasse tempo para a secagem e melhor união dos filetes. Assim, trabalhamos em equipe para terminar rapidamente a construção, aguardamos a secagem durante o resto do tempo e transferimos a lateral de uma mesa para a outra sem que quebrasse. Além do material fornecido pelo professor, também utilizamos saliva para colar os filetes e um pincel para aplicar a cola e reforçar a união da ponte.
Conclusão: foram executados diferentes testes que analisaram sustentação dos filetes, a melhor maneira de uni-los em forma de ponte e diversos modelos de ponte já foram avaliados de maneira que possamos encontrar melhor eficácia da ponte no fim do projeto (ou seja, que ela possa sustentar determinado peso sem quebrar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário